facebook blogando curiosidades

Tudo que você não sabia sobre os Ouriços

ouriço

ouriço
Quem olha na foto do lado acha esse bicho uma gracinha, mais esse bicho pode ser bem perigoso se não souber trata-lo corretamente e o respeitando (todo animal merece respeito).
Vamos apresentar ele então:

NOME COMUM :Ouriço Pigmeu Africano

NOME CIENTIFICO : Atelerix albiventris

ORDEM: Insectivora

FAMILIA: Erinaceidae

Enfim...Daqui a pouco vai um post só para falar a parte que quase ninguem quer saber.

Origem: Este género de ouriço é originário das estepes e savanas da África Central.
Os ouriços são animais insectívoros, Os seus espinhos não produzem qualquer tipo de veneno.

Caracteristicas: Podem viver 3 a 4 anos na em estado selvagem e entre 7 e 10 em cativeiro. O seu peso varia entre os 250gr e os 500 gr. O tamanho pode ser de mais ou menos 20cm.
Os Ouriços tendem a hibernar por falta de comida e uma temperatura agradável, mas nesta espécie tal não acontece, podendo entrarem em coma e virem a morrer.
É essencial uma temperatura a rondar os 24 graus , pois o seu maior inimigo é o frio, para isso devemos manter um calor artificial quer através de mantas térmicas, lâmpadas de cerâmica ou discos de calor.
Manejo: Maneje o seu pet com bastante frequência assim ele se adaptará mais facilmente e você não terá problemas com seus espinhos. Manuseie com cuidado, apesar de não trazer risco você deve fazê-lo com muito cuidado. O período de adaptação é o mais delicado e você deve evitar que ele se assuste pois, pode armar os espinhos cortantes. Quando você comprar o seu hedge deixe-o acostumar-se por um ou dois dias antes de manuseá-lo, assim ele se acostumará com o seu cheiro. Evite, também, trocar muito de perfume ou sabonete pois, o olfato do ouriço é bem apurado. Os espinhos dos hedges não provocam ferimentos graves mas, é conveniente se você for espetado, lavar e desinfetar bem o local.

O que ele come: Alguns criadores dão frutas, legumes, pedaço de queijo, carne o ovos cozidos e grilos, que são um grande petisco para os ouriços. (outros criadores como os espanhóis ou os ingleses dizem que alguns desses alimentos fazem mal, ao seu sistema digestivo.)
O consenso surge com a alimentação para gatinhos como opção, uma dieta rica e equilibrada. em proteína e gordura. Para um ouriço adulto, ração de gato “light” ou sénior com pouca proteína e pouca gordura, ou ração própria para ouriço.
Como os ouriços são animais insectívoros, pode adicionar á sua alimentação alguns destes animais tenébrios, zoophoba e alguns grilos. O ideal é 5 a 10 por semana e 1 grilo por dia.

Agora o Melhor ficou por ultimo [kkk]

Quanto custa: Ele custa em média de 500 à 700 reais, e a criação é autorizada pelo ibama!

Algumas imagens:
Essa não vale...[kkk]



Vi aqui que viu aqui

Os melhores links da semana. Clica aí!

Comentários
1 Comentários

1  :

Fagner disse...

Sou de Porto Alegre
Parabéns pelo blog.
Sempre quando eu posso eu volto aqui.
Abraços

Postar um comentário

Os comentários deste blog são moderados. 
São publicados aqueles que respeitam as regras abaixo:

-não relacionados ao tema do post
-com pedidos de parceria
-com propagandas (spam)
-com perguntas não relacionadas ao conteúdo dos artigos
-com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção Nome/URL ou OpenID;
Obrigado por sua visita e volte sempre.

Fallow-me Twitter
Equipe Morcegando.net